sábado, 10 de setembro de 2011

4ª Semana da Canção de São Luiz do Paraitinga

E finalmente chegamos à quarta edição da Semana da Canção Brasileira. Ela acontecerá de 12 a 18 de setembro de 2011, e será comemorada como uma vitória para São Luiz do Paraitinga. O ano de 2010 ficará para sempre marcado na memória dos brasileiros, quando a charmosa cidade histórica ficou submersa devido à “chuva com retorno milenar”, nome com um quê de bíblico pelo qual geólogos denominaram o fenômeno natural que ali aconteceu.... A cultura peculiar e criativa, celebrada incansavelmente ao longo dos últimos anos, virou moeda forte na reconstrução da cidade: São Luiz do Paraitinga, desde 1982 tombada pelo Condephaat, tornou-se também Patrimônio Histórico Nacional em dezembro de 2010, num justo reconhecimento do Brasil a seus tesouros materiais e imateriais.
São Luiz do Paraitinga se reafirma tanto pelo contínuo e inédito fluxo de criação, apresentado em festivais de marchinhas( carnavalescas e juninas) que resultam em riquíssimo repertório próprio, como também na reinvenção de tradições em festividades religiosas como as do Divino e Corpus Christi. Impossível não se emocionar ao ver que, apesar de muitas casas reduzidas a escombros, os respectivos moradores ali na rua se dedicavam a confeccionar os tapetes de serragem e cal, num gesto de compreensão e aceitação à efemeridade do material e à continuidade de sua história e valores. No coração de cada luizense a cultura permaneceu intacta.
Neste cenário é relevante lembrar que a Semana da Canção Brasileira é antes de tudo uma reflexão sobre o maior patrimônio imaterial brasileiro, nossa canção popular. É a partir dela que estabelecemos três pontos fundamentais: Educação de Música Popular Brasileira, História da Música Popular Brasileira e Letra e Música (estudos sobre a invisível e indivisível relação que se estabelece entre letra e linha melódica na canção popular).
A Quarta Semana da Canção Brasileira, portanto, se exercitará rumo à reflexão e reconstrução, e voltará o olhar principalmente à educação, focando na construção primordial da cultura musical a crianças e adolescentes. Desta maneira, haverá uma ampliação substancial de oficinas dentro das escolas locais, incluindo-se aí a área rural; aos professores serão oferecidas aulas especiais sobre música popular, abertas a interessados, considerando-se o quão importante é a formação de bagagem cultural multiplicadora. Haverá aulas e palestras ao longo de toda a semana para o público visitante, bem como apresentação de shows e aulas-show. O Mercado Municipal, o Coreto Elpídio dos Santos e o Coretinho Antonio Nicolau de Toledo mais uma vez se tornarão palco de momentos inesquecíveis, celebrando com muita alegria a volta do encontro entre artistas e público.
Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, da Prefeitura, e de todos e cada habitante de São Luiz do Paraitinga, o Coletivo de Produção e eu os convidamos a participar da grande festa que será a Quarta Semana da Canção Brasileira. Bem vindos.
Suzana Salles e Coletivo de Produção

Nenhum comentário: