sábado, 1 de outubro de 2011

Novas Dimensões - Carlos Herglotz

O universo do artista plástico Carlos Herglotz vem ganhando novas dimensões em suas obras mais recentes. Além de utilizar temas típicos do Vale do Paraíba, como o folclore regional, vem procurando desenvolver uma poética em que amplia detalhes para obter novos efeitos plásticos.

Nesse aspecto, ao aproximar imagens e se dedicar à construção de um tipo de representação até agora pouco presente em seu trabalho, con...segue renovar seu repertório e mostrar como, dentro da arte chamada de ingênua, naif ou primitivista, existem sim exemplos de redimensionamentos da própria atividade.

A decisão de lidar com aproximações permite não apenas uma pintura mais apurada, mas principalmente uma visão mais refinada do trabalho. De certa maneira, há uma associação da abstração e da geometria no sentido de que os elementos objetivamente retratados passam a ser menos importantes do que o fazer plástico.

Ocorre a valorização do processo pictórico. Herglotz expressa uma discussão cada vez mais densa de como a elaboração artística é mais importante na concepção de um quadro. Antes de estar ali uma imagem, um resultado, está a criação de cores e formas a gerar perguntas e prazer no observador.

Oscar D’Ambrosio, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).


 
Contato:
Carlos Herglotz

(12) 3624 7891 / (12) 8132 9849
carlosherglotz@yahoo.com.br
carlosherglotz@hotmail.com

Nenhum comentário: